Ele é autor do PL n° 1.452/2024 que tramita na Comissão de Cultura da Câmara Federal
O deputado federal Nitinho Vitale (PSD/SE) protocolou o Projeto de Lei n° 1.452/2024, que reconhece o barco de fogo como patrimônio nacional, histórico e cultural do Brasil.
“Nossas tradições precisam ser nacionalizadas para preservação da história, potencialização dos traços culturais da região, ampliando o interesse turístico por Sergipe”, defende o autor.
Ele explica que a nacionalização amplia a visibilidade, aumenta o interesse externo, facilita investimentos e gera empregos no setor.
Nitinho ressalta ainda que o barco de fogo é uma manifestação cultural genuinamente sergipana, criada na década de 30, caracterizada por uma alegoria pirotécnica em forma de barco que desliza sobre cordas.
A confecção do barco de fogo se dá de forma artesanal, em barracões dos fogueteiros, que deram origem a apresentação.
A apresentação, alusiva aos festejos populares juninos, tem exibição exclusiva na cidade de Estância, localizada no litoral sul do estado.
Além das exibições do barco de fogo, durante o ano o município de Estância oferece como atrativos turísticos: a Praia do Saco; as formações geológicas das Dunas da Praia do Saco; a Praia das Dunas; Praia do Abaís; a travessia e por do sol da ponte Gilberto Amado; a Casa da Cultura de Estância e museus especializados; Rota do Saco; e a praça do Cristo Redentor, entre outros.
Fonte: Assessoria de imprensa