https://www.facebook.com/tr?id=3220981078115243&ev=PageView&noscript=1
Quem
Sou Eu

Josenito Vitale, o Nitinho, nasceu em Aracaju em 31 de março de 1966, filho de José Alves de Jesus, o Sargento Jesus, e Benedita Vitale, pai de Letícia e Leonardo, casado com Carla Maria Franco.

A ideia da carreira política nasceu dos amigos que fez durante a vida e os trabalhos. Festeiro, vendia também abadás da maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju. No percurso da festa, montava bar todos os anos, que era parada obrigatória para os jovens foliões.

Por incentivo dos amigos começou a amadurecer a ideia de que poderia ajudar muita gente com um cargo eletivo, hoje, está em seu sexto mandato de vereador por Aracaju e em seu quarto mandato como presidente da Casa Legislativa Municipal.

2024
Sou pré-candidato a vereador de Aracaju nas eleições municipais

Sou pré-candidato a vereador de Aracaju nas eleições municipais de 06 de outubro. Em fevereiro passado, licenciei-me da Câmara Municipal e, no dia 06 do mesmo mês, por ser o primeiro suplente do PSD, tomei posse na Câmara Federal,  onde sou deputado federal e membro das Comissões Permanentes do Esporte, do Turismo e da Cultura.

2023
Como vereador de Aracaju, fui presidente da Comissão Permanente de Finanças da CMA

Como vereador de Aracaju, fui presidente da Comissão Permanente de Finanças da CMA. Neste ano, apresentei vários projetos de lei, como o que confere isenção de cobrança de estacionamento para permanência máxima de 20 minutos no Aeroporto de Aracaju.

2022
Ainda como presidente da Câmara Municipal

Ainda como presidente da Câmara Municipal, reduzi o recesso parlamentar; criei as emendas impositivas que garantem recursos para obras nos bairros; e dei posse a mais de 100 dos 139 aprovados no primeiro concurso público da Câmara de Aracaju. Nas eleições de outubro, disputei a Câmara Federal, obtive  26.696 votos e conquistei a primeira suplência do PSD.

2021
Na presidência da Câmara de Vereadores

Na presidência da Câmara de Vereadores,  com habilidade política, reduzi o número dos cargos comissionados, criei um plano de carreira e fiz o concurso público com 139 vagas, realizando o meu sonho de gerar emprego seguro para a nova geração no Legislativo Municipal.

2020
Fui reeleito vereador de Aracaju com 4.720 votos

Fui reeleito vereador de Aracaju com 4.720 votos e fui reconduzido à presidência da Câmara.  Durante a pandemia da Covid, criei o Parlamento Digital para manter o Legislativo Municipal ativo, agilizar votações importantes e aprovar em tempo recorde o auxílio emergencial municipal.

2019
Fruto do choque de gestão na presidência da Câmara

Fruto do choque de gestão na presidência da Câmara, economizei R$ 1 milhão e restituí à Prefeitura Municipal de Aracaju com o objetivo de reverter os recursos em obras estruturantes nos bairros para beneficiar a população. Como gestor, criei o organograma e o plano de cargos e salários dos servidores da CMA.

2018
No meu segundo ano como presidente da Câmara de Aracaju

No meu segundo ano como presidente da Câmara de Aracaju, iniciei o choque de gestão,  reduzi custos,  zerei os gastos com diárias e passagens, digitalizei os processos, implantei o pregão eletrônico e elevei de 1.2  a 9.8 a nota da transparência na avaliação do Tribunal de Contas do Estado.

2017
Graças a minha experiência

Graças a minha experiência, credibilidade e bom relacionamento, fui eleito pelos vereadores da capital para presidir, pela primeira vez, a Câmara  Municipal de Aracaju. O meu grande desafio foi moralizar a gestão  da Casa, melhorar a imagem e tirar o Poder Legislativo das páginas policiais.

2016
Disputei a eleição para Câmara Municipal de Aracaju

Disputei a eleição para Câmara Municipal de Aracaju e fui reeleito com 3.726 votos, já filiado ao Partido Social Democrata. 

2015
De volta à Câmara de Vereadores

De volta à Câmara de Vereadores, empenhei esforços pela regulamentação de várias profissões, a exemplo da carreira do Bombeiro Civil, fruto de lei municipal de minha autoria. 

2014
Na secretaria Municipal de Cultura, criei o Arraiá da Clemilda

Na secretaria Municipal de Cultura, criei o Arraiá da Clemilda, o Fórum do Forró e a Exposição Coletiva Junina para dar mais visibilidade aos talentos culturais locais durante as edições anuais do Forró Caju. Pedi afastamento do cargo e disputei a eleição de deputado estadual, conquistando 15.339 votos.  

2013
Assumi a secretaria Municipal de Cultura

Assumi a secretaria Municipal de Cultura, durante a gestão do ex-prefeito de Aracaju João Alves Filho. Criei o Carna Caju, com 25 atrações, sendo 24 sergipanas, apresentando-se nos palcos montados na Passarela do Caranguejo.

2012
Pela mãos dos Amigos

Os amigos me reelegeram para a Câmara Municipal de Aracaju com 5.279 votos.

2008
Nesta eleição, a disputa estava acirradíssima

Nesta eleição, a disputa estava acirradíssima e, mais uma vez, sagrei-me vereador de Aracaju com 4.371 votos.

2004
Eu voltei!

Sem ajuda de grandes lideranças e subestimado pelos adversários, mas sempre com o incentivo dos amigos, conquistei mais de 3 mil votos e fui eleito vereador de Aracaju. Eu voltei!

2002
Tornei-me pai pela segunda vez. Em 22 de janeiro, nasceu meu filho Léo, o Leonardo.

Em 22 de janeiro, nasceu meu filho Léo, o Leonardo.

2000
Atualidade

Em 2000 foi mais uma vez candidato, mas perdeu a eleição. Isso não o abateu e no dia seguinte já estava na Câmara de Vereadores, desta vez como vendedor de revistas e jornais.

Com o apoio de sempre dos amigos e sem nenhum apoio de lideranças políticas,2004 chegaria com sua segunda vitória.

Nitinho voltou para a Casa Legislativa ainda mais forte, com mais de 3.000 votos.

Desde então, nunca mais perdeu nenhuma eleição e foi alçado em 2017 ao cargo máximo da Câmara Municipal de Aracaju, presidente.

Atualmente está em seu quarto mandato consecutivo de presidente da Casa Legislativa.

2000
Disputei a Câmara Municipal de Aracaju e não fui eleito.

Disputei a Câmara Municipal de Aracaju e não fui eleito. Voltei a frequentar os corredores da Casa, desta vez, como entregador de jornais e revistas. 
O desafio da vereança estava ficando cada vez mais difícil.

1997
Fui pai pela primeira vez.

Minha primogênita, Letícia, minha Lelê, nasceu no dia 18 de fevereiro.

1992
1ª Eleição

De sorriso fácil e carisma inquestionável, Nitinho sempre teve muitos amigos. Os antigos fregueses da Faculdade viraram parceiros de vida e juntos com outros amigos lhe incentivaram a entrar para a política. A ideia não foi bem vista pelo Sargento Jesus, seu pai, e ele adiou a decisão.

Apesar de ter desistido anteriormente de entrar para a política, Nitinho crescia em popularidade e mais uma vez os amigos o incentivaram. Foi candidato a vereador tendo conseguido 812 votos. Apesar da boa votação não foi eleito.

1972
A Infância

De uma família numerosa e humilde, têm 11 irmãos, Nitinho teve uma infância feliz. Desde os 6 anos de idade já se destacava no bairro fazendo pequenos favores aos mais velhos. Ali conheceu também os primeiros amigos, muitos que o acompanham até hoje.


Aos 12 anos se mudou para a Rua Simão Dias, no centro da capital. A partir daí decidiu que queria ter seu próprio dinheiro e ajudar aos pais.


Morando vizinho à então Faculdade Tiradentes, passou a trabalhar como flanelinha a noite e na madrugada marcava consultas e exames para os idosos no INPS e no IPES. Não satisfeito, durante o dia fazia carregos em frente ao antigo Supermercado Paes Mendonça.

1966
31 de março de 1966

Nasce em Aracaju, no Conjunto Castelo Branco, Josenito Vitale, Nitinho, filho do casal José Alves de Jesus e Benedita Vitale.